Ampliar o valor dos dados: Data Cleansing & Padronização – tarks – ampliar o valor dos dados. esse é o nosso negócio.

Ampliar o valor dos dados: Data Cleansing & Padronização

No artigo: Ampliar o valor dos dados: Melhoria contínua – Profiling de dados é o início de tudo., podemos ver que a etapa de Profiling dos dados é o início para obtenção de melhoria contínua dos processos de Governança de Dados, e responsável por obter informações detalhadas sobre os dados de cada origem.

As informações detalhadas como as taxas de preenchimento, os formatos, as classes de dados, a indicação de dados sensíveis, as taxas de repetição e os problemas mais frequentes de cada dado subsidiam o planejamento, desenvolvimento e o refinamento dos próximos processos da etapa de Qualidade de Dados: Data Cleansing & Padronização.

No processo de Data Cleansing são feitos ajustes e correções nos dados, remoções de dados inválidos, separação de dados relevantes de dados complementares, remoção ou alteração de dados viciados. Os dados resultantes desse processo são utilizados no processo de Padronização, onde é feita a formatação dos registros em campos padronizados, separação de texto livre em campos padrões, substituição de termos conhecidos pela forma padronizado de escrita, geração de novos dados com conteúdo fonético para preparação dos dados para Matching e deduplicação dos dados e derivação de dados em novos campos.

Processos de Qualidade de Dados

Os processos de Data Cleansing e Padronização devem ser aplicados em todos os dados relevantes ao Negócio e podem ser customizados e refinados de acordo com a necessidade de cada corporação.

Padronização de campos como:

  • CEP, Endereço, Cidade e UF
  • Telefone
  • E-mail
  • Nome de Pessoa Física
  • Nome de Pessoa Jurídicas
  • Data
  • Descritivo de Produtos
  • Características de Produtos

    Podem ser processados de forma real-time ou em processamentos em lotes, de acordo com a necessidade do Negócio.

    Benefícios
    A ampliação do valor dos dados é garantida com o aumento da confiabilidade dos dados, maior assertividade das ações de marketing, redução de custos com manutenção dos cadastros, correções e validações nos processos de entrada e captura dos dados, redução de tempo para validação de dados e são benefícios obtidos diretamente nessa etapa do processo de Qualidade de Dados.

    Os processos de Data Cleansing e Padronização desenvolvidos pela tarks são amplamente customizáveis e utilizam tecnologia que permitem processamento de amplo volume de dados e aceleram a obtenção dos resultados tanto em ambientes On Premises, processamentos dentro do cluster Hadoop de Big Data e também processamentos em Cloud.

    Entre em contato conosco para saber mais detalhes sobre como a tarks pode acelerar o desenvolvimento e implantação dos processos de Qualidade de Dados no ambiente de Big Data da sua empresa: contato@tarks.com.br .

     

    Diogo Horta
    Fundador & CEO da tarks

    Compartihe no: